sábado, 26 de março de 2011

Seminário Nacional sobre Universidade Popular

Reunião em Porto Alegre (RS) dá sequência à construção do
1° Seminário Nacional sobre Universidade Popular

25/03/2011, por CCLCP

Em torno de quarenta pessoas – entre elas representantes de mais de 20 entidades, das quais 5 executivas e federações de curso, além de organizações políticas, movimentos – estiveram presentes na segunda reunião de organização do 1° Seminário Nacional sobre Universidade Popular. Muitos ainda justificaram ausência, principalmente por questões estruturais e de agenda.

A reunião ocorreu nos dias 19 e 20 de Março, na sede da pós-graduação em Desenvolvimento rural e no Diretório Central dos Estudantes da UFRGS, respectivamente. A discussão girou em torno do caderno de apresentação do Seminário (que deverá sair até meados de Abril), análise de conjuntura da universidade brasileira e perspectivas para a construção do Seminário, repasse das tarefas e articulações feitas após a reunião de Dezembro que ocorreu em Florianópolis, bem como visualização de uma primeira proposta de programação para o encontro.

O clima da reunião foi extremamente fraternal, algo infelizmente ainda um tanto incomum de se ver nos espaços atuais de articulação da esquerda. Trabalhando sempre com o consenso, as organizações presentes conseguiram afirmar as linhas gerais de concepção do Seminário, em uma visão comum da necessidade de articular dialeticamente as discussões e lutas imediatas à construção de um programa estratégico para a universidade brasileira. Entende-se que a construção da estratégia da Universidade Popular está articulada com a construção do movimento que luta por ela (o êxito desta compreensão é demonstrado pela história) e que, por sua vez, deve contribuir para a reorganização do movimento universitário como um todo.

A reunião também tirou os indicativos de local e data, provavelmente em São Paulo no início de setembro, a ser confirmado até meados de Abril. Esperamos que outras organizações, entidades, indivíduos, se somem na construção deste Seminário, seja participando dele em si, das reuniões preparatórias ou com contribuições escritas.

Viva o 1° Seminário Nacional sobre Universidade Popular!

CRIAR, CRIAR, UNIVERSIDADE POPULAR!

Fonte: Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes - www.cclcp.org

Postado por: UJC NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário